domingo, 28 de fevereiro de 2016

2 Dicas de Oficina de Professoras Visitantes - Tema Abelhas



Uma irmã entrou em contato comigo perguntando se eu teria o material que usamos em uma Oficina de Professoras Visitantes uns tempos atrás e eu achei uma boa ideia disponibilizar para ela e para quem mais desejar. 

A história dessa oficina começa em 2012 quando eu acabava de ser chamada como Presidente da Sociedade de Socorro da minha ala (esse não é mais meu chamado hoje), eu estava então pensando nas Professoras Visitantes (umas das grandes preocupações das Presidentes de Sociedade de Socorro) enquanto assistia a Conferência Geral, ao ouvir o discurso do Élder M. Russell Ballard me senti tocada a usar a história das abelhas como motivação para as Professoras Visitantes e assim foi, em 2013 fizemos duas Oficinas com esse tema. 

Seguem abaixo as dicas do que fizemos e materiais para vocês baixarem, não é nada super sensasional, mas tem bastante coisa legal. Vou separar em duas opções de Oficina, mas você pode fazer a mistura que achar melhor para usar na sua ala ou estaca.



Após hino e oração, começamos com um treinamento baseado em Filhas em Meu Reino - Capítulo 7 que relata a história do programa de Professoras Visitantes assim como também a história de várias irmãs que superaram dificuldades e deixaram um grande exemplo de amor para todas nós. Junto da mensagem as irmãs receberam a lembrancinha da atividade, um marcador de páginas com as dicas para zelar pelas irmãs que tem no manual.

Depois pudemos apreciar os talentos artísticos das irmãs com a apresentação de 4 teatrinhos mostrando situações que as professoras visitantes podem viver e como poderiam lidar com elas, seu desprendimento e criatividade foi incrível. Foram 4 grupos, cada um tinha apenas 5 minutos para preparar sua peça e rimos e aprendemos bastante com cada um.

Temas do Teatrinhos:
1 - A irmã visitada estava com as crianças doentes e a casa toda bagunçada. O que as professoras visitantes poderiam fazer?
2 - A irmã visitada estava afastada da igreja e não gostava muito de receber as visitas de professoras visitantes. Como as professoras visitantes poderiam conquistá-la e ajudá-la a participar das atividade e reuniões da igreja?
3 - A dupla de professoras visitantes tinha crianças pequenas. Como elas poderiam lidar com essa situação para fazer suas visitas?
4 - O marido da irmã visitada não era membro e não gostava de gente da igreja na casa dele. Como elas poderiam lidar com essa situação e cuidar da irmã?

Depois da descontração das representações teatrais passamos a conhecer o Programa das Professoras Visitantes do ano - Abelhas. Como já mencionado, O tema foi baseado no discurso Ocupar-se Zelosamente, do Elder M. Russell Ballard da Conferência Geral de outubro.2012 e o objetivo era impulsionar para que cada uma Realizasse Sua Parte!


O mural foi arrumado com os as duplas e frases de incentivo baseadas no tema, abaixo você vê a imagem do mural caso queira se inspirar nele.


Depois de todo o aprendizado tivemos um lanchinho e saímos ganhando mais uma lembrancinha, um lindo cupcake feito e doado por duas talentosas irmãs.





Após hino e oração, a atividade começou com uma supervisora nos dirigindo na apresentação e análise de um já conhecido vídeo feito por algumas irmãs dos EUA onde pudemos observar alguns erros que as vezes cometemos, e aprender como podemos fazer melhor. Pra quem quer rever o vídeo, clique aqui.

Depois a coordenadora de professoras visitantes nos deixou uma mensagem baseada no discurso tema do nosso programa desse ano, Ocupar-se Zelosamente, discurso do Elder M. Russell Ballard. Lembramos da experiência que ele contou em relação as abelhas e a diferença que cada uma faz dentro de uma colmeia fazendo sua parte!

Outra supervisora participou nos dando alguns presentinhos que eram dicas preciosas de algumas coisas que podemos fazer como Professoras Visitantes. Algumas irmãs que receberam os pacotinhos de presente leram as dicas para nós. Seguem as valiosas dicas abaixo:

1)O PRESENTE ESCUTAR - Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar!

2) O PRESENTE AFEIÇÃO - Seja generoso com abraços, beijos, tapinhas nas costas e aperto de mãos. Deixe estas pequenas ações demonstrarem o amor que você tem pela família e amigos.

3) O PRESENTE SORRISO - Junte alguns desenhos. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente será dizer: "Eu adoro rir com você!"

4) O PRESENTE BILHETINHO - Pode ser um simples bilhete de "Muito obrigado por sua ajuda" ou um soneto completo. Um breve bilhete escrito à mão pode ser lembrado pelo resto da vida, e pode mesmo mudar uma vida.

5) O PRESENTE ELOGIO - Um simples e sincero, "Você ficou muito bem de vermelho!", "Você fez um super trabalho!" ou "Que comida maravilhosa!" faz o dia de alguém MAIS feliz.

6) O PRESENTE FAVOR - Todo dia, faça algo amável.

7) O PRESENTE SOLIDÃO - Tem momentos em que nós não queremos nada mais do que ficar sozinhos. Seja sensível a esses momentos e dê o presente da solidão ao outro.

8) O PRESENTE DISPOSIÇÃO - A maneira mais fácil de sentir-se bem é colocar-se à disposição de alguém, e isso não é difícil de ser feito.

O ponto alto desta Oficina foram as Participações Especiais que nossa super Coordenadora de Professoras Visitantes convidou. Foi maravilhoso ver como nosso papel nesse trabalho faz toda a diferença na vida das pessoas que visitamos, em nossas próprias vidas e na de nossas famílias, que vendo nosso exemplo desejam também segui-lo. 

Marido de uma irmã - Ele falou de sua esposa e como a vê cumprindo seu papel como professora visitante. Pudemos visualizar através deste irmão como todos os nossos maridos, amigos, irmãos e pais nos vêem quando atuamos com amor, dedicação e muitas vezes sacrifícios nesse nosso papel de cuidar umas das outras.

Irmã inativa há anos que tem uma Professora Visitante dedicada - Esta irmã aceitou participar pelo amor que tem por sua Professora Visitante. Ela relatou a importância que sua Professora Visitante tem feito na vida dela por muitos anos, mesmo sem ela estar frequentando a igreja por todos esses anos sem nunca desanimar dela, criando um laço de amizade que vai continuar existindo sempre. Grande exemplo! 

Uma filha de Professora VisitanteEssa jovem havia acabado de entrar para a Sociedade de Socorro e pode falar sobre como sua mãe sempre atuou como Professora Visitante, envolvendo toda a família ao ajudar outras pessoas. O exemplo desta mãe fez com que toda sua família compreenda a importância desse papel e a auxilie.

Encerramos com um lanchinho e as irmãs receberam suas lembrancinhas deliciosas, pãezinhos de mel, remetendo às abelhas.


Observação Importante!!
Os arquivos que disponibilizei estão em powerpoint abertos para alterações, então provavelmente ocorrerão desconfigurações se vocês não tiverem as mesmas fontes que foram utilizadas para criá-los, por isso, baixar essas fontes pode ajudar. Seguem as fontes para download aqui embaixo. Se não der pra baixar é só ajeitar com alguma fonte que você tenha por aí.

As que você provavelmente tem (já vem no pacote Office):

As que talvez vai precisar baixar:



4 comentários: