segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Receita da Massa Mágica de Pão


Aprendemos no último dia 22.02 essa maravilhosa receita barata e dinâmica. Veja as fotos da atividade clicando aqui. Estamos disponibilizando abaixo a receita e instruções para quem não conseguiu anotar tudo no dia ou não pode ir.

INGREDIENTES:

½ litro de água morna
- 2 pacotinhos de fermento para pão (biológico)
- 2 colheres de açúcar
- 1 colher de sal
- 1 copo de óleo
- farinha de trigo até soltar da mão (aproximadamente 2 kg - depende da marca)

MODO DE PREPARO:


PÃO
Coloque o açúcar,  o sal, o óleo, o fermento e a água morna, mexa para que se misturem e o fermento comece a agir e então comece a acrescentar a farinha, vá mexendo e depois comece a amassar com as mãos, tire da bacia e amasse na mesa, quanto mais sovado melhor. Amasse até que a massa comece a soltar uma bolinhas e não grude mais na mesa, deixe ela crescer, quando já tiver duplicado de tamanho, separe em tamanhos do pão que deseja e coloque na forma onde será assado, deixe crescer novamente e coloque para assar. Quando ele estiver moreninho estará pronto, passe margarina em cima para ficar mais bonito e é só aproveitar.


BOLINHOS
Usando a mesma massa, ainda antes de deixar crescer, separe uma parte e corte em pedaços do tamanho dos bolinhos que desejar, deixe crescer um pouco e frite, você poderá passar no açúcar com canela, ou comer com margarina, requeijão, etc. Ótimo lanche enquanto a galera espera o pão assar.


PIZZA
Usando a mesma massa, antes de colocar para crescer, separe pedaços suficientes para o tamanho da forma de pizza que irá utilizar, estique a massa, recorte para caber na forma, faça vários furos com o garfo para ela não inflar, asse. Depois é só colocar o molho e recheio que quiser, colocar no forno até o queijo derreter e se deliciar.


CUCA
Usando a mesma massa, antes de colocar para crescer, separe uma parte conforme a quantidade de cuca que deseja, acrescente 2 ovos, um pouco mais de açúcar e uma quantidade de leite que faça com que a massa vire uma “meleca”. Amasse com a mão mesmo até ficar bem "melequenta", coloque na forma e acrescente a cobertura que desejar, banana, maçã, etc...e forre com a farofa. Asse até ficar douradinha e pronto!


Caso alguém fique com alguma dúvida, fale com a irmã Ruth que com muito amor nos ensinou esse receita de sua família que a abençoou na criação de seus 7 filhos. Depois, compartilhem conosco o resultado de sua experiência. Boa degustação!

2 comentários:

  1. Quero fazer.... e por favor Raquel me convide pra essas atividades!!!!

    ResponderExcluir