sexta-feira, 20 de março de 2015

Armazenamento - Sachês de Oxigênio

Muita gente já viu esses saquinhos no templo e não sabe pra que servem, eu descobri procurando meios de armazenar alimento nos comentários de um irmão do Rio Grande do Sul em um site de armazenamento em 2011 quando ainda não existia muita informação sobre eles na internet, agora já dá pra encontrar bastante coisa. Na época vi o comentário dele e procurei um meio de contatá-lo, nem lembro como consegui, ele foi super gente boa e me passou algumas instruções por e-mail, sou muito grata ao irmão Otávio Brauveres Machado por ter me ajudado. Desde então me tornei uma apaixonada por esse tipo de armazenamento, porque você pode armazenar uma infinidade de coisas com esse material. O detalhe do tipo de armazenamento que aprendi com o irmão Otávio é que nesse caso usa-se garrafas pet mesmo, e não aqueles saquinhos de alumínio que precisam ser selados, mas claro, você escolhe a opção que achar mais viável.


Muita gente nunca ouviu falar desse tipo de armazenamento e ainda não sabe o quanto é prático, tornando também um método bastante econômico, especialmente na questão de tempo. Desde que eu aprendi só usei esse método, mas deixo claro que não sou nenhuma especialista em armazenamento, aliás, estou bem longe de alcançar isso. 

Lá no fim do post vou falar sobre onde encontrar os sachês para comprar. O pacote geralmente vem com 100 sachês, o que pode ser muito para o seu caso, uma ideia é você dividir com alguém. Observe que quando você abre o pacote ele começa a ficar suado e quente, a sugestão é retirar os sachês que você vai utilizar e já fechar o pacote tirando o máximo de ar possível, porque se tem ar os sachês estão trabalhando e podem acabar perdendo sua habilidade; eu tenho alguns que ficaram guardados muiiiito tempo e acabaram perdendo.


Nos dias de hoje em que se busca mais e mais praticidade foi o melhor meio de armazenamento que encontrei, você não precisa socar tanto o alimento na garrafa, não deixa gosto nem cheiro e a durabilidade pode chegar a 10 anos. Eu tenho algumas garrafas que estão chegando nos 4 anos e estão excelentes.

O processo é muito simples, você pode usar 1 saquinho para garrafas pequenas, 2 ou 3 para garrafas de 2 litros ou mais, 2 são suficientes para de 2 litros, um embaixo e outro em cima. Você coloca o saquinho e enche a garrafa como faz normalmente, soca um pouco pra não ficar muito ar dentro, coloca outro saquinho antes de terminar de encher, enche até o final, dá umas boas batidas na garrafa porque claro que quanto mais socadinho o alimento estiver dentro melhor, assim o sachê passa menos trabalho pra sugar o ar. Por fim, lacre a garrafa, você vai observar que no dia seguinte o ar já foi praticamente todo sugado e a garrafa vai estar toda amassadinha, pra ver quanto ar ainda fica dentro e a gente nem percebe. O alimento fica bem compactado e seguro. No caso do macarrão eu usei mais sachês por garrafa porque fica muito mais espaço entre um macarrão e outro, vai por extinto.



Lembre que quando você abrir a garrafa a validade dela não será mais tão longa e você precisará utilizar o alimento dentro de 1 mês ou pouco mais, então é melhor armazenar os alimentos conforme acredita que vá usar nesse tempo, ao menos eu considero assim. Você pode fazer uma relação, para uma garrafa de 2 litros de arroz será que vou usar também 2 litros de feijão ou menos? Assim você decide o tamanho apropriado de garrafa que vai usar para cada alimento. Mas nisso vocês são bem mais especialistas do que eu.

Vocês vão observar que esses sachês estão em falta em alguns templos e também não aparecem no site lds store para compras, entrei em contato com o atendimento do site e eles me responderam, fiquei tão feliz...rsrs... A informação é que houve uma grande demanda de procura pelos sachês e por isso estão em falta nos templos e não estão aparecendo no site, mas existe uma pequena quantidade disponível ainda no centro de distribuição da igreja, não muito, para encomendar precisa ligar no 0800-891-4253. (Lembrando que 1 pacote tem 100 unidades, é bom calcular mais ou menos quantos vocês vão precisar, porque tranquilamente podem dividir com outras irmãs, a não ser que vocês tenham algum equipamento que tire o ar de dentro do saquinho e possam guardar ele sem perder a capacidade de absorver oxigênio)

Como eu não estava achando para comprar fui atrás de outros lugares que fornecessem o material, ano passado comprei da Quimisul que é aqui de Santa Catarina, Joinville, mas confesso que eles não funcionaram muito bem, então ainda vou entrar em contato com a empresa pra ver o que aconteceu. Outro site que fornece é o Survivor Store, eles vendem exatamente o mesmo sachê que compramos no templo mas com um preço bem mais salgado; e por último encontrei a Didai Tecnologia Ltda que é de Campinas - SP, o sachê é de outra marca, mas pela descrição do produto dá pra ver que ele age exatamente como o esperado. Entrei em contato também com uma empresa de Novo Hamburgo-RS, mas essa ainda não me respondeu se realmente tem o produto, assim que receber notícias atualizo aqui.

Aí estão as dicas, espero que sejam proveitosas e que vocês possam ser abençoadas com seu armazenamento como eu já fui. Se tiverem dúvidas perguntem aí nos comentários e eu vou tentar ajudar conforme meu pouquíssimo conhecimento. E se fizerem o armazenamento conta também o que achou desse método, vou gostar de saber!! Sucesso!!

22 comentários:

  1. Muito obrigada pelas informações Raquel!!! Muito úteis! Agora vou à caça desses sachês pra continuar meu armazenamento. Obrigada por dedicar seu tempo em ajudar outras pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Lari!! Amo compartilhar. Também vou atualizar meu armazenamento! Bjs,

      Excluir
  2. Muito obrigada pelas informações Raquel!!! Muito úteis! Agora vou à caça desses sachês pra continuar meu armazenamento. Obrigada por dedicar seu tempo em ajudar outras pessoas!

    ResponderExcluir
  3. boa tarde! encontrei os saches na survivor store com 5 e 15 unidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nesse site é o mesmo que vende no lds store, só que bem mais caro...hehe... abraços!

      Excluir
  4. Adorei suas dicas, copiei e as coloquei em um grupo do face sobre armazenamento sud eu ainda não usei os sachês, mas adorei a ideia e logo colocarei em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo irmã!! Fico feliz em poder ajudar... eu quero compilar mais informações e tal, mas ainda não deu tempo... assim que der farei! Abraços,

      Excluir
  5. Puxa, se as lojas dos templos têm para vender, é maravilhoso, já que elas não visam lucro. Vou ligar para o de Porto Alegre para ver se têm. Tu podes nos dizer quanto custam esses sachês, mais ou menos? Eu estava à caça de um método que não fosse o alho para o feijão. Esse, pelo jeito, deve funcionar! Muito obrigada, Raquel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! Então, os templos estavam em falta, não sei se já voltaram a ter, mas se vc ligar no 0800 eles ainda tem pelo que sei, minha irmã comprou mês passado, é 20 e poucos reais com 100 sachês, dá pra dividir tranquilo com mais 2 pessoas, a não ser que vc tenho uma grande quantidade de coisas para armazenar. Vc vai super curtir esse método, é muito prático. Outro dia abri um açucar de 4 anos e está super ótimo, só em pedrinhas pq açúcar não tem jeito...rsrs... Desejo sucesso!!

      Excluir
    2. as embalagens laminadas tb devem ficar sem ar?

      Excluir
    3. Olá irmã! Sim, elas também!! Obrigada por visitar o Blog!!

      Excluir
  6. Irmã, bom dia, as embalagens laminadas, devem ficar sem ar também, igual as garrafas pet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, elas também precisam ficar sem ar!! É isso que faz com que o alimento dure mais tempo. Obrigada por visitar o Blog! Abraços,

      Excluir
  7. Adorei as suas dicas! Vou atrás desses sachês. Que outros alimentos funciona bem essa técnica? Pensei, no leite em pó e farinha de trigo a mesma técnica serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã! Nunca fiz com esses alimentos,mas acredito que deva funcionar muito bem sim. Acho que vale a pena testar. Agora com a alta do feijão vou abrir meus feijões armazenados provavelmente, assim que baixar o preço lá vou eu fazer armazenamento novo de feijão. Obrigada por visitar o blog e sucesso!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Adorei as dicas. Essa técnica serve também para leite em pó e farinha de trigo?

    ResponderExcluir
  9. Pode informar com que outros alimentos essa técnica dá certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã! Até o momento eu só fiz com arroz, feijão, açucar, farinha de milho (fubá), macarrão e milho de pipoca. Eu acredito que você consegue fazer com todo tipo de grão, farináceos também. Ainda sou uma pequena aprendiz no assunto, mas, vale a pena experimentar. Abri recentemente arroz e feijão de 2 anos atrás e eles estão perfeitos, o feijão nem chegou a ficar mais duro. Logo devo fazer novamente, assim que as vacas ficarem mais gordas por aqui...rsrs. Abraços,

      Excluir
  10. Pertenço a outra denominação religiosa, mas acho bem legal as técnicas que vocês usam para ar,armazenar alimentos. Quando estou com bastante estoque de alimentos em casa, alguns coloco em garrafas pets. Já fiquei por mas de um ano sem comprar arros, feijão, açúcar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que coisa boa!! Realmente ajuda muito! Aqui em casa já precisei recorrer ao armazenamento 3 vezes por momentos de desemprego e outras situações. A gente nunca sabe o que virá pela frente na vida, e é sempre melhor estarmos preparados! Obrigada por visitar o blog! Abraços,

      Excluir