Mostrando postagens com marcador L. Fazendo Arte e Outras Coisas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador L. Fazendo Arte e Outras Coisas. Mostrar todas as postagens

domingo, 19 de janeiro de 2020

Primária 2020 - Ata, Agenda de Presidência, Murais, Cartões, Lembrancinhas, etc...




Oiiiii pessoal!! 


Pois é, faz 2 anos que não posto nada por aqui, eu realmente não tive mais tempo de compartilhar as coisas aqui no blog, e até andei perdendo vários arquivos que seria legal compartilhar.

Agora no começo do ano fiz várias artes para organizar nossa Primária, e apesar de imaginar que a maioria de vocês já organizou seu murais, e já tem suas atas, talvez algum dos meus arquivos ainda seja útil para alguém.

Não vou ter tempo de editar fotos bonitinhas e nem de explicar muita coisa, mas vou deixar os arquivos aqui pra vocês, sei que vocês vão entender facilmente, qualquer dúvida, entrem em contato comigo pelo e-mail raquel_yopan@yahoo.com.br ou pelo facebook Raquel Yopán Costa. Bom proveito!

Importante! A imagem de Jesus Cristo com as crianças é da página Mamasud, sou super fã dela e pedi autorização para usar. Ela é peruana e faz umas artes super lindas e umas atividades super criativas. Também usei a arte com as imagens das escrituras do site LovePrayTeach.com que é maravilhoso, elas trabalham com artes para o Vem, e Segue-me do ano todo. E tem outras artes que peguei e adaptei do grupo da primária no facebook, se tiver alguma que pertence a alguém que eu não nomeei aqui, só me avisar. Somos gratas por todos os materiais maravilhosos que as irmãs sempre disponibilizam pra tanta gente!

Agenda da Presidência da Primária + Ata Dominical e Frequência




Eu ainda gosto de papel para me organizar na maioria das coisas na vida, uso o método Bullet Journal para organizar a vida, e como esse ano eu fiz o meu Bullet Journal para imprimir, aproveitei e fiz uma agendinha pra usar no meu chamado na primária tbm; com espaço para anotar as principais coisas e algumas instruções importantes, além do arquivo, coloquei folhas em branco no final para as reuniões e outras anotações, estou animada para usá-la.

A Ata Dominical quis fazer bem focada no que realmente usamos aos domingos, com espaço para anotação de frequência, acho que pro ano que vem dá pra diminuir mais ainda...rsrs... 

As duas agendinhas foram impressas em tamanho A5, a Agenda dá pra imprimir em tamanho A4 também, a Ata já fiz pra imprimir em A4, cortar no meio e encadernar em tamanho A5. Muito mais pratico de usar e carregar!

Cartazes de Aniversário











Eu uso essa arte já faz uns 2 anos, estamos indo para o terceiro, só tenho mudado as cores de fundo...rsrs... todo começo de ano já faço os cartazes do ano todo, assim, se precisar, durante o ano só acrescentamos crianças que forem chegando.

Cartões de Aniversário






Todo começo do ano também já faço os cartões que vamos entregar com as lembrancinhas de aniversário do ano todo, assim agiliza os preparativos mensais para nosso aniversariantes. Tem espaço ali se quiserem colocar o nome da ala ou ramo.

Saindo da Primária - Rapazes (cartinha + lembrancinha marca texto)








Esse ano tivemos 4 meninos saindo da primária para os rapazes, só meninos, por isso só tenho arte para meninos. Tive a oportunidade de escrever uma cartinha de despedida para eles, foi tocante para mim; e preparamos um kit com pastinha, cartinha, para o vigor da juventude, chocolate, e um marca texto para eles usarem nos muitos estudos que virão.

Vou deixar o papel de carta caso queiram fazer uma cartinha tbm, se alguém quiser ver o texto da cartinha que escrevi, me manda msg. E vou deixar a arte da lembrancinha marca texto, eu gostei dessa ideia, pq parece um marcador de página, vc faz o recorte ali no local indicado, e encaixa o marca texto.






(Editado 2) Fizemos uma limpeza geral no armário da Primária e encontramos 5 cofrinhos antigos, era exatamente o número de meninos que passaram recentemente para os rapazes, acabamos decidindo dar mais uma mimo para eles, então reaproveitamos, transformei a mesma arte das outras lembrancinhas e usamos nos cofrinhos. Ficou bem legal! Mas como dá pra ver ali, a arte não cobriu certinho, então fiz o acabamento com fita de cetim. Como não sou profissional, a arte ficou assim mesmo, se alguém quiser, vou disponibilizar também.

Imprimi em papel grossinho, colei com fita dupla face e a fita de cetim colei com cola quente. A arte é com o objetivo de eles guardarem dinheiro para ir ao templo.

Murais da Sala da Primária + Salas de Aula










PDF Artes dos Murais da Primária




(Editado 1) Adicionei cartazes dos Valorosos com divisão de idades, uma irmã pediu e como era uma coisa rapidinha de fazer, consegui fazer. Obs.: Os cartazes das outras classes estão no arquivo de Artes dos Murais.

Esses arquivos são meus xodózinhos...rsrs. Tem as bandeirolas, o cartaz das Regras de Fé, as artes do cartaz dos personagens do Livro de Mórmon, e tudo mais que tem nas fotos acima. Tudo em tamanho para imprimir em A4 e depois recortar e fazer as montagens, como A4 é mais acessível para todo mundo, é bem tranquilo, eu amei o resultado dos nossos murais, e acredito que vocês vão conseguir usar o arquivo tranquilamente.

A arte dos Heróis do livro de mórmon eu montei numa cartolina, usei um papel grossinho atrás da maioria das outras imagens (reciclagem pura! uma irmã que trabalha na Hering trouxe um monte uma vez, que eles geralmente jogam fora, e eu uso muito). Os cartazes grande são tudo papel A4 colado um no outro mesmo, e usei gravuras do acervo da igreja para complementar.

Nas salas de aula só coloquei o cartaz dessas últimas fotos, e uma imagem do acervo de gravuras. Ainda falta terminar o mural de aniversários e dar uma colorida nos quadros e mural do Tempo de Cantar.

E é isso por hoje pessoal, semana que vem vou tentar compartilhar o que estou preparando para organizar o estudo do Vem, e Segue-me aqui em casa.

Bom proveito!! Depois me contem o que usarem e me mostrem fotinhos!!

Abraços,
Raquel Yopán Costa

domingo, 4 de setembro de 2016

Quiet Pot - Ideia para ajudar as Crianças a ficarem Reverentes nas Reuniões da Igreja


Dudu acabou de entrar na fase de querer passear na capela e principalmente querer se juntar a outras crianças, principalmente os priminhos, desde recém nascido acostumamos ele a ficar conosco no banco, mas agora os olhinhos rastreiam toda a área a procura de aventura e senti a necessidade de ter algo que o ajude a aprender a se manter reverente, tinha tentando levar uns ursinhos, papel e giz de cera e outras coisinhas para as quais ele nem deu bola, tinha que ser algo diferente do que ele já está acostumado a brincar em casa durante a semana.


Dei uma pesquisada rápida em ideias de outras mães na internet, mas não identifiquei ainda ideias que parecessem funcionar pra ele. Passei então para a fase de observar meu pequenino e o que anda atraindo ele (Dudu está com 1 ano e 2 meses), o que ele mais ama atualmente é encaixar tampas de potes ou de garrafas, especialmente tampas de rosquear, vi ele brincando com um pote de cevada e pensei em só dar uma decorada pra ficar mais colorido, durante a semana fui desenvolvendo a ideia na minha cabeça e achei que podia unir algumas outras coisinhas ao pote, lembrei dos famosos Quiet Books e pensei, porque não trazer essa ideia para o pote? No fim virou um pote megalomaníaco colorido e com algumas atividades, estou chamando ele de Quiet Pot, uma versão em pote do Quiet Book. Dudu curtiu hoje, vamos ver no próximo domingo, a ideia é que ele só veja aos domingos.

Eu até queria fazer um passo-a-passo explicadinho, mas não vai rolar tempo; nesse post eu vou apenas mostrar imagens da produção dele e como ficou, para o caso de alguém querer utilizar a ideia. É importante destacar que essas atividades precisam ser voltadas para a idade do seu pequeno, então para ter um pote de sucesso é legal pesquisar coisas que ele gosta. Existem milhares de ideias de quiet book que podem ser trazidas para o quiet pot, é só dar uma pesquisada no google, e clicando aqui você pode ver também um album de ideias de Quiet Book  que tenho no pinterest.

Seguem as fotos do processo de produção! Eu utilizei materiais que tinha em casa, colei praticamente tudo com cola quente e coloquei dentro uns bonequinhos de feltro, eu gosto de trabalhar com esse material porque é prático, não desfia e cola bem. Infelizmente não tenho molde de nada porque fui fazendo tudo na hora, mas é tranquilo de fazer, se quiserem moldes e tiver procura eu posso ver outro dia para compartilhar aqui. Ah, eu prendi a tampa com o pote pra não perder... o que sempre acontece por aqui.












Não colem o centro porque precisam cortá-lo para fazer as casas dos botões.















RESULTADO FINAL E AS ATIVIDADES PROPOSTAS:


O bom de ser um pote é que dá pra levar umas coisinhas extras pra brincar, só é legal prestar atenção para não colocar coisas que façam barulhão, Dudu adora encher o pote de coisas e sacudir, mas isso só em casa.



Na tampa eu usei essa ideia das flores onde as pétalas são botões e as flores têm casas que podem encaixar nos botões, Dudu super se divertiu com essa, achou muito engraçado. Um detalhe importante é que ele ainda não consegue tirar e colocar as flores no botão, então é uma atividade que precisa de acompanhamento para a criança não se frustrar.



Nas laterais têm duas janelinhas, uma esconde a foto do Profeta e tem uma fita, a criança pode ainda não saber fazer laço, mas pode gostar de desmanchá-lo. Para as crianças maiorzinhas treinar o laço também já poder ajudar a treinar para dar o laço dos próprios tênis.



Também coloquei 2 bolsinhos, nesse coloquei um grampinho, Dudu cata todos os meus grampos de roupa, adora o abre e fecha, então ele curtiu ter esse grampinho, é rosa porque era o que eu tinha em casa e ele ainda não dá bola pra isso, a maioria das meninas deve adorar muito rosa. Importante! Ele vai brincar com esse grampinho porque eu vou estar de olho, sozinho poderia ser perigoso.



Nesta janelinha ele encontra Jesus Cristo sorrindo para ele, essas imagens você pode recortar de A Liahonas antigas, eu tinha essa de Jesus Cristo há um tempão. Ele amou descobrir algo atrás da janelinha. 



A última atividade é o dedoche que coloquei no bolso, um missionário para meu futuro missionário. Ele ainda não dá muita bola para o dedoche, ainda estou introduzindo a ideia, conforme ele vai crescendo vou introduzindo novas coisas e vendo o que mais vai sair por aqui. 

Espero que tenham gostado e que aproveitem! Se fizerem, mandem fotos pra mim!!!!